Se um Dia Eu Pudesse Sorrir
- Eduardo Worschech
- 10 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jan. de 2023

Uma megera negligente um dia me disse que ao nascer um broto deve- se nutri-lo com a plena convicção de que aqueles que vieram não devem mais ser felizes, pois este sentimento ou suas sensações correlatas passam para esta próxima geração, como se uma ruptura necessária servisse de estofo para a vida por vir. Está substituição seria como um suicídio emocional em prol de um bem nascente. De onde uma prática como está poderia ter advindo? De quais catacumbas sombrias poderia emergir este tropeço quimérico e quais seriam as implicações se colocado em exercício uma vida calcada nesta perspectiva do baixo?
Resultante de uma indigência vital, contrapeso da exuberância matinal da juventude, ó megera encanecida, um saber que sabe-se ser destrutivo; que além e aquém, aprofunda seu próprio ser nas profundezas do torpor relutante, que se estica por entre novenas e ritos, indumentárias e escombros litúrgicos.
Advogando ser uma escrupulosa e diligente guardiã dos valores, aí de ti que se intrometer na estima da víbora, que desvela seu caráter por entre pesos e medidas próprias, arbítrio intramundano.
A soberba em seu discurso contrasta com a desfaçatez de suas ações, metas e projeções de uma fraqueza interior, de frustrações sobrepostas ao longo de um mísera vida. A toxicidade talvez tenha caminhado por longos trilhas até aqui chegar.
Nunca nos esqueçamos que a face com que mostra alterna- se de acordo com os humores, interesses e artimanhas. Não confiais de modo algum que algo possa ter mudado, Ave Parmênides e sua ontologia do ser; imprescritível elogio a continuidade, para além das contingências.
Se há um adensamento progressivo de toda esta parafernália familiar, ela acontece por conta de um devaneio; uma cilada imposta pela repressiva vontade de se encaixar, moldar- se a algo prescrito; nunca acaba.
As justificativas sobre morte e vida são todas colocadas num cadafalso, todas juntas; todas a espera de um carrasco que dê cabo as suas aflições e perdições.
Encontre- me um dia desses por aí, talvez eu lhe conte como tudo isso acaba, mas não agora.
Comments